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sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Super Dimensionado

Você já deve ter ouvido essa expressão alguma vez na sua vida, principalmente na área de construção, onde mais super dimensionada a obra é, melhor; mas quando ela se trata de alguma linha de transporte isso é um grave sinal, pois demonstra que não é necessário aquele tipo de serviço no local apontado.


É justamente isso que vai acontecer com a linha 17 - ouro do monotrilho, que após o anúncio do governo de encurtar a linha como contenção de gastos, será uma obra de valores e utilidades questionáveis.
Apesar da ligação de um modal estruturante para o Aeroporto de Congonhas para a região executiva e financeira da cidade ser de extrema importância para um bom deslocamento via transporte público entre essa área, o problema está no modal escolhido, tempo de construção e dinheiro gasto.

Em seu projeto original, a Linha 17 iria da estação Jabaquara da linha 1 - Azul até a estação São Paulo - Morumbi da linha 4 - Amarela, passando pelos bairros de Paraisópolis, Morumbi e atingindo a população do entorno da Avenida Jornalista Roberto Marinho ( Águas Espraiadas ).




Sua implantação, se mantida essa ideia, tinha como o monotrilho um ótimo modal, já que no ultimo estudo de demanda indicou um número de quase 10 mil passageiros por hora no trecho mais carregado. 

Nesse " novo trajeto ", finalizando nas estações Morumbi da linha 9 - Esmeralda e Brooklin Paulista, além do ramal do aeroporto, a demanda cai drasticamente, sendo de 3 mil passageiros por hora no trecho mais carregado, fazendo com que o monotrilho (que segundo projeto do Metrô para essa linha, pode carregar até 20 mil passageiros por sentido/hora) seja um modal muito acima da real necessidade da região, tornando-se ainda mais caro quando calculado o custo - hoje a obra da linha 17 está orçada em 3,2 bilhões de reais - em comparação com o BRT, que comporta demanda similar e de menor gasto



Além desse viés, nessa mesma comparação com o BRT, a questão tempo (no qual hoje é o principal inimigo das obras, já que a cidade grita por obras de mobilidade como essa), demonstra mais que o monotrilho é super dimensionado com esse traçado, já que o tempo médio para construção desse modal é de 5 a 7 anos, enquanto de um BRT é de no máximo 4 anos. 



Considerando que as obras da linha 17 começaram em dezembro de 2012, se fosse implantado no BRT em seu lugar, hoje a obra estaria praticamente pronta, ajudando a suavizar um dos grandes problemas de São Paulo, a falta de mobilidade via transporte público na cidade.




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