Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Temporariamente sem trólebus

Com exclusividade, o Boletim do Transporte informa o ocorrido dessa terça - feira no litoral Paulista.


Em Santos - SP, durante a madrugada desse último feriado, um caminhão cegonha ( que transporta carros ) arrastou a rede aérea de trólebus provocando sua queda.
A rede aérea é a fonte de alimentação do ônibus elétrico, sendo primordial para sua operação. Através das alavancas instaladas no teto do veículo, é captada a energia elétrica e transferida para componentes no interior do carro, assim alimentando o motor e movimentando o trólebus.



Se estendendo por quase duas quadras de danos, a praça Belmiro Ribeiro, localizada no entroncamento da Avenida Ana Costa com a Rangel Pestana em Vila Mathias, ficou completamente sem a fiação, passando a impressão de que nunca houve trólebus na região.



O sistema trólebus de Santos opera desde 1963 e chegou a contar com 76km e uma frota de 50 carros em seu auge, restando hoje apenas 6 trólebus, que se revesam na operação da Linha 20, ligando o centro histórico ao centro comercial da cidade, passando pelo bairro do Gonzaga, via Avenida Ana Costa e Praça da Independência, atingindo a ultima quadra antes da da orla.

Não há notícias sobre feridos ou danos à terceiros, com exceção à Piracicabana, que terá de repor a rede aérea.



Por causa do ocorrido, a operação com os trólebus está temporariamente paralisada e a Linha 20, única com esse tipo de carro, está operando normalmente com carros diesel.



Não fomos informados quanto à estimativa da reposição da rede. Porém, ficaremos atentos à qualquer movimentação.


Colaboraram com essa matéria, Wellington Puppi e Rafael Martins




Nenhum comentário:

Postar um comentário