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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Coluna Semanal - Fura Fila

Projeto VLP - Fura Fila



Caros leitores, hoje estreia a nossa coluna semanal.
Nela, vamos comentar sobre o Projeto Fura Fila, carro chefe da campanha eleitoral de Celso Pitta (  1997 - 2001 ) na cidade de São Paulo.


Com as obras iniciadas em 1997, o Fura - Fila operou em caráter experimental seus únicos 2.8km de extensão a partir de Setembro de 2000, por apenas 4 meses. 


Realizando parada apenas no que é hoje o Terminal Mercado, o Protótipo da Marcopolo seguia nas pistas exclusivas sobre o tampão do Rio Tamanduateí, margeando bairros como Liberdade e Moóca, retornando a partir da Praça Alberto Lion, já no Ipiranga.


O projeto era espetacular. Foram propostos mais de 125km da rede Fura - Fila com linhas ligando o centro, às zonas norte, sul e leste, com uma linha em estudos na região oeste da capital paulista. 
Elas:


- Terminal Bandeira - Cidade Dutra 
- Sacomã - Pinheiros via Brooklin 
- Parque Dom Pedro - São Mateus ( traçado que hoje será realizado pelo monotrilho a partir de Vila Prudente )
- Parque Dom Pedro - Aricanduva via Radial Leste
- Parque Dom Pedro - Aricanduva via Celso Garcia
- Parque Dom Pedro - Parque Novo Mundo
Por fim, a única linha em estudos do projeto, que ligaria Pinheiros ao corredor exclusivo para São Mateus, passando pela zona norte.


Envolvendo centenas de funcionários, o protótipo dos veículos que seriam utilizados, tivera sido desenvolvido pela Marcopolo ( carroceria ), Volvo ( Chassi ) e Powertronics ( Equipamentos eletro - eletrônicos ), além de outras empresas. 


Construído em aço, fibra de vidro e alumíno, com Ar condicionado, câmeras e sistemas para monitoramento interno e externo, fora concebido para levar até 260 passageiros por viagem.


O ônibus era um trólebus biarticulado moderno, com design diferenciado, projetado para em seu percurso, atingir até 80km/h, utilizando - se de pistas exclusivas e canaletas.


Após a desativação para a retomada das obras do traçado no centro da cidade, a SPTrans construiu no Autódromo de Interlagos, uma pista de testes para o veículo. ( foto )
Não consegui apurar o tempo exato, mas os testes permaneceram por um bom tempo até o cancelamento do projeto, em meados de 2001, quando a então prefeita eleita Marta Suplicy, alterou o projeto.

Na sua gestão, a Prefeita Marta Suplicy optou por " simplificar " o projeto, rebatizando - o de " Paulistão ".



Foi definido que seria priorizado apenas a conclusão do trecho do Parque Dom Pedro ao Sacomã ( que já se encontrava em obras desde 1997 ) e a desativação do sistema elétrico, aderindo aos ônibus híbridos que inclusive foram comprados pela prefeitura ( foto ) e que hoje rodam nas antigas estruturas do VLP ( Hoje, Expresso Tiradentes ).


Entretanto, as obras não ganharam rítimo e acabaram por cair novamente no limbo, ficando para a próxima gestão. 

Assumindo em 2005 a prefeitura, José Serra deu um respiro no projeto. Como já haviam sido gastos milhões de reais, a prioridade foi baratear ainda mais as obras e fazer com que o projeto atendesse mais regiões da cidade.

Aproveitando o traçado original, foi definido que a obra seria levada até Cidade Tiradentes, ganhando o nome de Corredor Expresso Parque Dom Pedro II - Cidade Tiradentes, ou simplesmente, Expresso Tiradentes.


As obras foram finalmente concluídas pelo quarto gestor que assumiu a cidade após o início das intervenções.
Gilberto Kassab, colocava em funcionamento o Expresso Tiradentes.
Com 9 estações e 2 terminais, o trecho entre o Parque Dom Pedro II e o Sacomã foi inaugurado.



Longe do proposto, o corredor de ônibus utiliza - se apenas de veículos biarticulados e articulados comuns.


Na " era contemporânea " do projeto, foi dado continuidade ao projeto, rumando para Cidade Tiradentes através de um " Y ", onde os ônibus se dirigem para Sacomã ou para Vila Prudente.
Ao final do elevado na Avenida Professor Luís Inácio Anhaia Melo, o caro projeto torna - se apenas um corredor de ônibus como todos os outros que tem na cidade.


Os veículos chegam até Vila Prudente, acreditem, passando por uma simples parada à esquerda ( Dianópolis ) e utilizando - se de ruas residenciais e transpondo inúmeros cruzamentos e semáforos, para chegar ao Terminal Vila Prudente.

Anunciado em 2009, o projeto do corredor até Cidade Tiradentes ganhou um upgrade.Após o trecho já concluído ( Parque Dom Pedro - Vila Prudente ), foi anunciada a construção de uma linha de Monotrilho com 23.9km de extensão, com o objetivo de aumentar a capacidade do projeto e criar - se uma alternativa à Linha 3 do Metrô de São Paulo.



Depois da Estação Vila Prudente do Metrô - SP, notam - se as obras desse novo sistema, que tem previsão de ser finalizada em sua totalidade no ano de 2015. 
Resumindo, o traçado da primeira linha do Fura - Fila sera inaugurada após 18 anos do início de sua construção.




Seguem duas imagens, da perspectiva do projeto do Monotrilho. ( Divulgação AEAMESP )





 

Estação Oratório






Trecho da Avenida Sapopemba, com o Monotrilho






Para finalizar, o vídeo da campanha eleitoral de Celso Pitta, que falava sobre o Fura - Fila.









Bom pessoal, fica por aqui a coluna semanal. 
Estarei de volta em breve, com uma nova postagem. Agradeço desde já por terem lido a matéria e por terem acessado o blog.




Fotos: Sérgio Martire, SPTrans, Arquivo Eletra, Rafael RC, Wikipédia, Rodrigo Lopes, Sérgio Mazzi.